Indicadores qualitativos para avaliação do potencial semântico de portais do conhecimento de universidades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p487Palavras-chave:
Portais do conhecimento de universidades, Portais semânticos, Indicadores de potencial semântico, Recuperação da informaçãoResumo
Objetivo: Este estudo teve por objetivo propor indicadores qualitativos para a avaliação do potencial semântico de portais do conhecimento de universidades.
Metodologia: A pesquisa incluiu levantamento bibliométrico, análise sistemática e de conteúdo e pesquisa de campo com envio de questionário para coordenadores de TI das 69 universidades federais brasileiras, a fim de identificar as tecnologias e os recursos humanos disponíveis no portal de cada instituição. O tratamento dos dados foi efetuado mediante análise estatística descritiva e os indicadores foram validados por um painel de especialistas.
Resultados: O mapeamento da rede de portais universitários semânticos evidenciou os atores humanos e não humanos e suas inter-relações marcadas por laços fortes e fracos. Foi proposto um conjunto de 18 indicadores qualitativos construídos a partir de preceitos semânticos e sociotécnicos.
Conclusões: O conjunto de indicadores pode ser usado como instrumento de gestão, a fim de disponibilizar pesquisa semântica que facilita o acesso à informação relevante, além de favorecer a interoperabilidade e as ações de comunicação e de colaboração, contribuindo para a evolução dos portais do conhecimento de universidades como uma aplicação sociotécnica.
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