A produção científica sobre indicadores de inovação em universidades e suas contribuições teóricas: uma revisão sistemática na base Scopus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p169Palavras-chave:
Indicadores de inovação, Métricas de inovação, Inovação universitária, Estudo bibliométrico, Revisão sistemática de literaturaResumo
Objetivo: Mapear o panorama da produção científica internacional recente sobre métricas de inovação, em especial no âmbito das universidades.
Metodologia: A pesquisa, de finalidade exploratória-descritiva, foi realizada a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, tendo como fonte a base de dados Scopus. Em seguida, foram aplicadas técnicas mistas (abordagem qualiquantitativa) para a construção de um mapa bibliométrico e de análise qualitativa de uma amostragem de 14 artigos.
Resultados: A primeira evidência observada é o progressivo aumento de estudos publicados sobre a temática nos últimos 20 anos, com aceleração mais forte a partir de 2018. Foi possível observar propostas incipientes de métricas que contemplam dimensões variadas da inovação percebida no meio universitário, conforme a visão dos autores.
Conclusões: A ausência de definições claras e as múltiplas vertentes da inovação demonstram a importância de se acompanhar e avaliar os diferentes aspectos desse fenômeno, especialmente no contexto acadêmico. Nota-se que os indicadores mais comuns encontram-se principalmente relacionados às métricas tradicionais, buscando avaliar o grau de P&D e a relação universidade-indústria, deixando questões como licenciamento e patentes em segundo plano, diante de um cenário complexo e dinâmico das universidades.
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