Modelo de competência em informação científica para avaliadores de periódicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p427

Palavras-chave:

Comunicação científica, Periódicos científicos, Competência em informação.

Resumo

Objetivo: Apresenta uma proposta de modelo de competência em informação científica para a formação de avaliadores de periódicos, após explorar modelos de competência em informação para a criação de estratégias e ações que possam aprimorar o trabalho dos avaliadores. Teve como objetivos específicos o aprofundamento na literatura sobre o processo de avaliação em periódicos e o papel do avaliador; a análise de programas de alfabetização informacional e o desenho de uma proposta de modelo de competência em informação científica para avaliadores.
Metodologia: Utilizou como método a análise de conteúdo de Bardin para a criação de categorias e desenvolvimento de boas práticas para a formação e atuação de avaliadores a partir dos modelos encontrados na literatura.
Resultados: Como resultado identificaram-se sete categorias: necessidade ou problema, busca de informação, criação de informação, comunicação da avaliação, decisão da avaliação, ética na comunicação científica e tecnologias da informação para a avaliação.
Conclusões: A avaliação da ciência é uma das chaves que garante a qualidade, a fidelidade e a reprodutibilidade das pesquisas, logo, esperam-se que este modelo possa colaborar para aprimorar o trabalho dos avaliadores de artigos.

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Biografia do Autor

Lucas Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Brasil.

Jorge Moisés Kroll do Prado, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Brasil.

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

Mendes, L., & Prado, J. M. K. do. (2023). Modelo de competência em informação científica para avaliadores de periódicos. Informação & Informação, 27(4), 427–455. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p427