Modelo de competência em informação científica para avaliadores de periódicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p427Palavras-chave:
Comunicação científica, Periódicos científicos, Competência em informação.Resumo
Objetivo: Apresenta uma proposta de modelo de competência em informação científica para a formação de avaliadores de periódicos, após explorar modelos de competência em informação para a criação de estratégias e ações que possam aprimorar o trabalho dos avaliadores. Teve como objetivos específicos o aprofundamento na literatura sobre o processo de avaliação em periódicos e o papel do avaliador; a análise de programas de alfabetização informacional e o desenho de uma proposta de modelo de competência em informação científica para avaliadores.
Metodologia: Utilizou como método a análise de conteúdo de Bardin para a criação de categorias e desenvolvimento de boas práticas para a formação e atuação de avaliadores a partir dos modelos encontrados na literatura.
Resultados: Como resultado identificaram-se sete categorias: necessidade ou problema, busca de informação, criação de informação, comunicação da avaliação, decisão da avaliação, ética na comunicação científica e tecnologias da informação para a avaliação.
Conclusões: A avaliação da ciência é uma das chaves que garante a qualidade, a fidelidade e a reprodutibilidade das pesquisas, logo, esperam-se que este modelo possa colaborar para aprimorar o trabalho dos avaliadores de artigos.
Downloads
Referências
ALVES, Fernanda Maria Melo; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 83-104, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p83. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p83
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for information literacy for higher education. Chicago: ALA, 2016.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information literacy competency standards for higher education. Chicago: ALA, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOERISWATI, Endry. The implementing model of empowering eight for information literacy. US-China Education Review, New York, v. 7, p. 650-661, 2012. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED535495.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Avaliação entre pares na ciência e na academia: aspectos clandestinos de um julgamento nem sempre científico, acadêmico ou de avaliação. Psicologia USP, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 335-356, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642011005000013. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000013
DONATO, Helena. Revisão por Pares: O Coração das Revistas Científicas. Gazeta Médica, Portugal, v. 1, n. 4, p. 15-20, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29315/gm.v4i1.32. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.29315/gm.v4i1.32
DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003
FOSMIRE, Michael. Calibrated Peer Review: a new tool for integrating information literacy skills in writing-intensive large classroom settings. Libraries and the Academy, Baltimore, v. 10, n. 2, p. 147-163, 2010. Disponível em: http://10.1353/pla.0.00. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1353/pla.0.0099
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UnB, 2012. DOI: https://doi.org/10.26512/9788588130098
HIGINO, Gracielle. O que você deve saber sobre o futuro do peer review: Ilustrado com tuítes do Neymar. Brasil. 2016. Disponível em: https://medium.com/hip%C3%B3tese-nula/o-que-voce-deve-saber-sobre-o-futuro-do-peer-review-9744ca91b4e. Acesso em: 10 jan. 2022.
HORTON JUNIOR, Forest Woody. Understanding Information Literacy: a primer. Paris: United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization, 2008.
LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. 2007. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 27 ago. 2023.
KELLY, Jacalyn; SADEGHIEH, Tara; ADELI, Khosrow. Peer review in scientific publications: benefits, critiques, & a survival guide. Journal of National Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine, Bethesda, v. 25, n. 3, out. 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4975196/. Acesso em: 02 jan. 2023.
KLUCEVSEK, Kristin. The Intersection of Information and Science Literacy. Communications In Information Literacy, New York, v. 11, n. 2, p. 354-365, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1166457.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2017.11.2.7
LEITE, Cecília; SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; NUNES, Eny Marcelino de Almeida; BRANCO, Fabiene Castelo; FERES, Glória George; FREIRE, Isa Maria; BELLUZZO, Regina Celia Baptista. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB”. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 26, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983/16876. Acesso em: 10 jan. 2022.
REBIUN. Manual para la formación en competencias informáticas e informacionales (CI2). Madrid: REBIUN, 2013.
RESEARCH INFORMATION NETWORK CIC. Scholarly Communication and Peer Review: The Current Landscape and Future Trends. [S.l.]: Research Information Network Cic, 2015. 33 p. Disponível em: https://wellcome.ac.uk/sites/default/files/scholarly-communication-and-peer-review-mar15.pdf. Acesso em: 04 jan. 2023.
SCONUL. The SCONUL seven pillars of information literacy: core model. [S.l.]: SCONUL, 2011.
SILVA, Carlos Robson Souza da; CARVALHO, Thiciane Mary; PINTO, Virgínia Bentes. Metodologia da pesquisa em competência em informação: uma revisão sistemática. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 17, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8653728. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8653728
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a ciência da informação. Florianópolis: UFSC, 2020.
WALKER, Richard; SILVA, Pascal Rocha da. Emerging trends in peer review: a survey. Frontiers In Neuroscience, Switzerland, v. 9, 2015, p. 1-18. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fnins.2015.00169. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fnins.2015.00169
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Informação & Informação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.