Quem conta um conto, aumenta um ponto?

um estudo quantitativo dos pontos de memória no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n1p107

Palavras-chave:

Pontos de memória, Museologia social, Survey, Política pública.

Resumo

Objetivo: Apresentar o programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), resultante de uma política pública no campo da cultura e patrimônio.
Metodologia:
Por meio de revisão bibliográfica narrativa, é traçado um breve histórico do referido programa. Em sequência, são apresentados resultados de um levantamento documental e de um de survey sobre as características dos pontos de memória brasileiros relacionados a esta política.
Resultados: O programa surgiu em 2009 e teve seu auge nos anos de 2011-2014, orientado pelo conceito antropológico da cultura. A baixa taxa de retorno do survey online e as dificuldades de inventariação das iniciativas indicam que vários destes pontos de memória possam estar inativos.
Conclusões: Os pontos de memória realizam ações culturais que vão além de ações de preservação de memória e patrimônio, valorizando culturas locais diversificadas. As ações estatais de fomento dos pontos de memória parecem ser essenciais para sua sobrevivência.

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Biografia do Autor

Eliane Cristina de Freitas Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

Cristiane Calheiros Lei, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

Álisson Valentim de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do Museu Mineiro, Belo Horizonte, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Rocha, E. C. de F., Lei, C. C., & Freitas, Álisson V. de. (2023). Quem conta um conto, aumenta um ponto? um estudo quantitativo dos pontos de memória no Brasil. Informação & Informação, 28(1), 107–127. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n1p107