Memória digital e redes sociais digitais
um estudo aplicado aos programas de Pós-Graduação da área de Ciência da Informação do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p157Palavras-chave:
Redes sociais digitais, Memória digital, Programa de Pós-graduação, Social media analyticsResumo
Objetivo: Discutir a presença dos programas de Pós-graduação (PPG) da área de Ciência da Informação (CI) do Nordeste do Brasil nas redes sociais digitais, especificamente Facebook e Instagram, considerando a potencial contribuição à preservação da memória destes programas em um contexto digital.
Metodologia: Consiste em um estudo de abordagem quantitativa, baseada na técnica da Social Media Analytics (SMA) e numa revisão bibliográfica.
Resultados: Aponta as redes sociais digitais como ferramentas que contribuem não só para a comunicação e divulgação científica, mas também para a construção da memória digital dos programas de pós-graduação da Ciência da Informação do Nordeste do Brasil. Tendo em vista, a valorização das experiências na medida em que aproxima os produtores e usuários da informação. Além disso, evidência e existência de um esforço advindo pelos PPGCIs da região nordeste para estarem presentes em pelo menos uma destas redes sociais digitais, disseminando conteúdos sobre diversas temáticas da Ciência da Informação ou áreas afins. Os resultados das métricas de visibilidade, influência e engajamento demonstram o sucesso na aceitação dos conteúdos pelos usuários da informação (público) presentes nestes canais de comunicação.
Conclusões: Identifica, ainda, os diferentes perfis de atuação, o engajamento e formatos de conteúdo abordados entre os oito programas analisados, com destaque para o PPGCI UFAL e o PPGCI UFS, demonstrando a importância da utilização dos novos espaços info-comunicacionais representados pelas redes sociais digitais para a visibilidade e maior alcance da memória digital dos PPGCIs da região nordeste.
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