Informação e memória como forma de resistência: análise a partir de coletivos feministas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p121

Palavras-chave:

Informação. Memória. Resistência. Coletivos Feministas.

Resumo

Objetivo: Analisar de que forma a dinâmica de estratégia de construção da memória, mobilizada por coletivos feministas, localizados na cidade de João, contribui para resistir às condições de subalternidade impostas às mulheres.
Metodologia: O percurso metodológico desenvolve-se a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas em novembro de 2020, com mulheres participantes do coletivo. Para tratamento e análise dos dados, recorre-se à análise do discurso do sujeito coletivo (DSC).
Resultados:
Os resultados permitem enunciar que as feministas utilizam a informação e a memória como imperativo para a relação de uma subjetividade política e social com ações de conscientização, promovendo o empoderamento das mulheres.
Considerações: Para promover a equidade de gênero e o empoderamento individual e coletivo das mulheres, é imprescindível a informação como dispositivo de poder. 

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Biografia do Autor

Anna Raquel de Lemos Viana, Universidade Federal da Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: annaraquellemoss@gmail.com

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: bernardinafreire@gmail.com

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Viana, A. R. de L., Lima, I. F. de, & Oliveira, B. M. J. F. de. (2022). Informação e memória como forma de resistência: análise a partir de coletivos feministas . Informação & Informação, 27(2), 121–144. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p121

Edição

Seção

Artigos