Ansiedade de informação na ótica de estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p1

Palavras-chave:

Ansiedade, Ansiedade de informação, Tecnologiasda informação e comunicação, Universitários

Resumo

Objetivo: analisar a Ansiedade de Informação em mídias digitais sob a ótica dos universitários de Enfermagem.
Metodologia:
trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma instituição de ensino superior da Paraíba, com 10 universitários do curso de Enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e o material empírico foi tratado por meio da análise de conteúdo de Bardin.
Resultados:  emergiram a partir da análise dos dados cinco classes ‘Filtrando a informação’, ‘Conectando com o mundo’, ‘Acessando as redes sociais’, ‘Redes sociais invadindo a sala de aula’ e ‘Colocando o celular no silencioso ou desligando’.
Conclusões: a Ansiedade de Informação se mostrou presente no meio acadêmico dos universitários de Enfermagem, em virtude do elevado acesso a informações e uso de aparatos tecnológicos. Assim, foram evidenciados os comportamentos de preocupação com a confiabilidade das informações, solidão, ausência de autocontrole, autorregulação, necessidade de conexão com o mundo virtual, serendipidade, compulsão e dependência pelas redes sociais, sufocamento pelo volume de informações, necessidade de se manter atualizado e busca de informações no smartphone.

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Biografia do Autor

Tâmela Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil. 

Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências da Saúde e em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Modelo de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Sandra Aparecida de Almeida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Professora  da Universidade Federal da Paraíba. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB.

Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Físico. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em de Ciência da Informação da UFPB.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Costa, T., Santos, S. R. dos, Albuquerque, S. G. E. de, Almeida, S. A. de, & Oliveira, H. P. C. de. (2022). Ansiedade de informação na ótica de estudantes universitários. Informação & Informação, 27(2), 1–25. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p1

Edição

Seção

Artigos