Ansiedade de informação na ótica de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p1Palavras-chave:
Ansiedade, Ansiedade de informação, Tecnologiasda informação e comunicação, UniversitáriosResumo
Objetivo: analisar a Ansiedade de Informação em mídias digitais sob a ótica dos universitários de Enfermagem.
Metodologia: trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma instituição de ensino superior da Paraíba, com 10 universitários do curso de Enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e o material empírico foi tratado por meio da análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: emergiram a partir da análise dos dados cinco classes ‘Filtrando a informação’, ‘Conectando com o mundo’, ‘Acessando as redes sociais’, ‘Redes sociais invadindo a sala de aula’ e ‘Colocando o celular no silencioso ou desligando’.
Conclusões: a Ansiedade de Informação se mostrou presente no meio acadêmico dos universitários de Enfermagem, em virtude do elevado acesso a informações e uso de aparatos tecnológicos. Assim, foram evidenciados os comportamentos de preocupação com a confiabilidade das informações, solidão, ausência de autocontrole, autorregulação, necessidade de conexão com o mundo virtual, serendipidade, compulsão e dependência pelas redes sociais, sufocamento pelo volume de informações, necessidade de se manter atualizado e busca de informações no smartphone.
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