A metáfora e a organização do conhecimento: como dialogam?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p99Palavras-chave:
Metáfora, Organização do Conhecimento, Recuperação da Informação, MetafiltroResumo
Introdução: A partir do pressuposto de Johnson e Lakoff (1980), de que a organização cognitiva ocorre por via metafórica, procurou-se compreender como tal organização representaria o conhecimento. Objetivo: Propor a construção de um modelo teórico de filtro de recuperação da informação, a que se denomina de metafiltro. Metodologia: Foram analisadas as produções discursivas de um grupo de pesquisa que congrega pesquisadores iniciantes e experientes, no intuito de depreender as metáforas utilizadas para representar seu objeto de pesquisa e seu campo de conhecimento. Resultados: Pela análise, percebeu-se a metáfora ontológica da área, quer dizer, aquela que norteia todas as representações do campo, a saber: Transporte é rede sistêmica. Conclusões: A identificação da metáfora ontológica e das demais metáforas de um campo do conhecimento, quando associadas às facetas propostas por Ranganathan (1967), permite conseguir maior precisão na recuperação de informações inseridas em uma enorme base de dados como a internet.
Downloads
Referências
LAKOFF, George e JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980.
ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. Binômio Linguística-Ciência da Informação: abordagem teórica para elaboração de metafiltro de recuperação da informação. IBICT-UFRJ. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, CNPq-IBICT/DEP-UFRJ/ECO, 2001.
PRICE, Dereck J. de Solla. Little science, big science. New York: Columbia University Press, 1965.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. Prolegomena to library classification, Bombay: Asia Publishing House, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.