A competência em informação e o comportamento informacional dos usuários de bibliotecas híbridas: um estudo comparativo no Brasil e na Escócia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p398

Palavras-chave:

Competência em informação, Comportamento informacional, Bibliotecas híbridas, Bibliotecas

Resumo

Introdução: As bibliotecas híbridas possuem vários recursos a oferecer para os usuários. Assim, eles precisam ser competentes em informação para conseguir acessar, avaliar e usar a informação nessas bibliotecas. Além disso, eles precisam desenvolver seu comportamento informacional para acessar as informações de maneira efetiva. Objetivos: A pesquisa busca refletir sobre a relação da competência em informação e do comportamento informacional no contexto das bibliotecas híbridas. Metodologia: A Análise de Conteúdo foi usada para levantar os indicadores de bibliotecas híbridas a serem estudados. Utilizou-se o Estudo de Casos Múltiplos para comparar a relação da competência em informação e do comportamento informacional no contexto das bibliotecas híbridas do Brasil e do Reino Unido. Resultados: Com a bagagem teórica que a revisão de literatura trouxe, juntamente com os dados levantados no Estudo de Caso, construiu-se um quadro teórico inter-relacionando as temáticas estudadas no âmbito da hibridez. Conclusões: destacou-se que as bibliotecas híbridas se utilizam da competência em informação e do comportamento informacional para ir além do usuário. Nesse sentido, os objetivos da biblioteca vão de encontro com as necessidades informacionais dos usuários.

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Biografia do Autor

Rafaela Carolina Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

Rosângela Formentini Caldas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho - UM. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Cláudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade de São Paulo - USP.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Silva, R. C., Ottonicar, S. L. C., Caldas, R. F., & Castro Filho, C. M. de. (2018). A competência em informação e o comportamento informacional dos usuários de bibliotecas híbridas: um estudo comparativo no Brasil e na Escócia. Informação & Informação, 23(1), 398–423. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p398

Edição

Seção

Artigos