Apropriações e usos das histórias em quadrinhos na literatura de Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p59Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Mapeamento Bibliográfico, Ciência da InformaçãoResumo
Introdução: As Histórias em Quadrinhos (HQs) são úteis no incentivo à leitura, além de possuírem um potencial enquanto ferramenta de alfabetização. O presente artigo realiza o mapeamento bibliográfico nos estudos da Ciência da Informação, para demonstrar o desenvolvimento das HQs nesta área. Objetivo: mapear os estudos sobre Histórias em Quadrinhos realizados na Ciência da Informação, mostrando os seus usos e as apropriações no processo de disseminação dos resultados coletados nesta pesquisa. Metodologia: Pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa-quantitativa. Resultados: As HQs são tema de pesquisa na Ciência na Informação sob a perspectiva da disseminação e interpretação da informação. O seu uso auxilia no aprendizado dos usuários e os estudiosos evidenciam seus benefícios. Os estudos destacam que as HQs propiciam um esforço mental, pois os recursos visuais também permitem a aprendizagem. Os estudos também demonstraram que elas podem ser utilizadas para a pesquisa, em que são salientados os conhecimentos adquiridos na leitura de quadrinhos, ou seja, o conhecimento sem fundamentação científica. Conclusões: Conclui que alguns estudos da Ciência da Informação determinam com quais finalidades as HQs são apropriadas por usuários.
Downloads
Referências
BARI, Valéria Aparecida. Leitura escolar e histórias em quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. Nona Arte, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 25-33, 2012.
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com base em depoimentos de universitários. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 2007.
BECKER, Caroline da Rosa Ferreira; GROSCH, Maria Selma. A formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a Ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, jan./jun. 2008.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
BRETAS, Maria Beatriz Almeida S. Televisão. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 89-100.
CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
CARVALHO, Gisleine. O incrível poder das histórias em quadrinhos. Educar Para Crescer, São Paulo, fev. 2012.
COSTA, Robson Santos; ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. A construção de sentido na informação das histórias em quadrinhos. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, 2009.
FREIRE, Gustavo Henrique. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 6-19, jan./abr. 2006.
MARINHO, Elyssa Soares. Histórias em quadrinhos: a oralidade em sua construção. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 8., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2004.
NEVES, Dulce Amélia Brito. Meta-aprendizagem e ciência da informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 116-128, set./dez. 2007.
OLIVEIRA, Maria Jaciara de Azeredo; NÓBREGA, Nanci Gonçalves. Conhecer para mediar: investigação sobre as pesquisas com quadrinhos em biblioteconomia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013, p. 1-6.
PAZ, Liber. 10 centavos sobre quadrinhos. Germina: Revista de Literatura e Arte, [s. n.], v. 10, n. 39, mar. 2015.
PIGOZZI, Douglas. Os quadrinhos como fonte de informação para o estudo da realidade social: o pensamento anarquista e o autoritarismo em V de Vingança e Watchmen. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
RAMOS, Rubem Borges Teixeira; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. p. 1-16.
SANTOS, Mariana Oliveira; GANZAROLLI, Maria Emilia. Histórias em quadrinhos: formando leitores. TransInformação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 63-75, jan./abr. 2011.
SANTOS, Roberto Elísio; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS: Revista Científica, São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.
SILVA JÚNIOR, Hélio Yarzon; PEREIRA, Rodrigo; SOARES, Ana Paula. Relação entre os filmes do Marvel e o incentivo a leitura por meio das histórias em quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Centrosul, 2013.
SILVA, Andréia Gonçalves; SILVA, Leonardo Gonçalves. O acesso à informação jurídica através de histórias em quadrinhos e cartilhas. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p. 166-183, jan./jun. 2012.
SILVA, Jane Quintiliano G. Gênero discursivo e tipo textual. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 87-106, 1999.
SILVA, Rafael Laytynher. A contribuição das histórias em quadrinhos de super-heróis para a formação de leitores críticos. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 1, set./nov. 2011.
VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, abr. 2005.
VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra; MACEDO, Vera Amália Amarante (Org.). Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. p. 117-149.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.