Apropriações e usos das histórias em quadrinhos na literatura de Ciência da Informação

Autores

  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Thainá Ribeiro Loureiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p59

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Mapeamento Bibliográfico, Ciência da Informação

Resumo

Introdução: As Histórias em Quadrinhos (HQs) são úteis no incentivo à leitura, além de possuírem um potencial enquanto ferramenta de alfabetização. O presente artigo realiza o mapeamento bibliográfico nos estudos da Ciência da Informação, para demonstrar o desenvolvimento das HQs nesta área. Objetivo: mapear os estudos sobre Histórias em Quadrinhos realizados na Ciência da Informação, mostrando os seus usos e as apropriações no processo de disseminação dos resultados coletados nesta pesquisa. Metodologia: Pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa-quantitativa. Resultados: As HQs são tema de pesquisa na Ciência na Informação sob a perspectiva da disseminação e interpretação da informação. O seu uso auxilia no aprendizado dos usuários e os estudiosos evidenciam seus benefícios. Os estudos destacam que as HQs propiciam um esforço mental, pois os recursos visuais também permitem a aprendizagem. Os estudos também demonstraram que elas podem ser utilizadas para a pesquisa, em que são salientados os conhecimentos adquiridos na leitura de quadrinhos, ou seja, o conhecimento sem fundamentação científica. Conclusões: Conclui que alguns estudos da Ciência da Informação determinam com quais finalidades as HQs são apropriadas por usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS).

Thainá Ribeiro Loureiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista da CAPES.

Referências

ASSIS, Lúcia Maria. Histórias em quadrinhos: linguagem, memória e ensino. In: SILEL, 2., 2011, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2011.
BARI, Valéria Aparecida. Leitura escolar e histórias em quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. Nona Arte, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 25-33, 2012.
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com base em depoimentos de universitários. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 2007.
BECKER, Caroline da Rosa Ferreira; GROSCH, Maria Selma. A formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a Ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, jan./jun. 2008.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
BRETAS, Maria Beatriz Almeida S. Televisão. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 89-100.
CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
CARVALHO, Gisleine. O incrível poder das histórias em quadrinhos. Educar Para Crescer, São Paulo, fev. 2012.
COSTA, Robson Santos; ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. A construção de sentido na informação das histórias em quadrinhos. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, 2009.
FREIRE, Gustavo Henrique. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 6-19, jan./abr. 2006.
MARINHO, Elyssa Soares. Histórias em quadrinhos: a oralidade em sua construção. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 8., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2004.
NEVES, Dulce Amélia Brito. Meta-aprendizagem e ciência da informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 116-128, set./dez. 2007.
OLIVEIRA, Maria Jaciara de Azeredo; NÓBREGA, Nanci Gonçalves. Conhecer para mediar: investigação sobre as pesquisas com quadrinhos em biblioteconomia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013, p. 1-6.
PAZ, Liber. 10 centavos sobre quadrinhos. Germina: Revista de Literatura e Arte, [s. n.], v. 10, n. 39, mar. 2015.
PIGOZZI, Douglas. Os quadrinhos como fonte de informação para o estudo da realidade social: o pensamento anarquista e o autoritarismo em V de Vingança e Watchmen. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
RAMOS, Rubem Borges Teixeira; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. p. 1-16.
SANTOS, Mariana Oliveira; GANZAROLLI, Maria Emilia. Histórias em quadrinhos: formando leitores. TransInformação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 63-75, jan./abr. 2011.
SANTOS, Roberto Elísio; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS: Revista Científica, São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.
SILVA JÚNIOR, Hélio Yarzon; PEREIRA, Rodrigo; SOARES, Ana Paula. Relação entre os filmes do Marvel e o incentivo a leitura por meio das histórias em quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Centrosul, 2013.
SILVA, Andréia Gonçalves; SILVA, Leonardo Gonçalves. O acesso à informação jurídica através de histórias em quadrinhos e cartilhas. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p. 166-183, jan./jun. 2012.
SILVA, Jane Quintiliano G. Gênero discursivo e tipo textual. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 87-106, 1999.
SILVA, Rafael Laytynher. A contribuição das histórias em quadrinhos de super-heróis para a formação de leitores críticos. Revista Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 1, set./nov. 2011.
VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, abr. 2005.
VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra; MACEDO, Vera Amália Amarante (Org.). Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. p. 117-149.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Morigi, V. J., Loureiro, T. R., & Massoni, L. F. H. (2016). Apropriações e usos das histórias em quadrinhos na literatura de Ciência da Informação. Informação & Informação, 21(1), 59–79. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p59

Edição

Seção

Artigos