Pioneirismo bibliográfico em um polímeta do séc. XVI: Conrad Gesner
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p118Palavras-chave:
Bibliografia - história e teoria. Bibliógrafos - história. Bibliotheca Universalis - Séc. XVI. Conrad Gesner - 1516-1565. Cultura bibliográfica.Resumo
Introdução: A Bibliografia é uma disciplina constituída por interfaces teóricas e práticas que, desde sua origem, têm fundamentado o tratamento documental. Possui uma longa história, cuja eminência está nas contribuições do cientista, erudito e bibliógrafo suíço, Conrad Gesner (1516-1565), e na sua obra Bibliotheca Universalis.
Objetivo: 1) identificar as interfaces da Bibliografia, em particular a bibliotecária e material; 2) recuperar elementos constitutivos da cultura bibliográfica; 3) delinear o perfil biobibliográfico de Conrad Gesner; 4) identificar, de forma sumária, aspectos bibliográficos de Bibliotheca Universalis, do ponto de vista descritivo e semântico e 5) discutir seu sentido como dispositivo de mediação e memória bibliográfica.
Metodologia: Revisão de literatura a partir da perspectiva histórica.
Resultados: Gesner é um dos mais notáveis cientistas do período moderno, além de ser considerado o “pai da Bibliografia” e fundador da disciplina bibliográfica. Com Bibliotheca Universalis, delineou as práticas bibliográficas da Europa Moderna.
Conclusões: Bibliotheca Universalis é mais do que um produto cultural e documentário: arrola aspectos da cultura manuscrita e impressa e traz implicitamente uma profunda reflexão descritiva e semântica sobre os documentos e os saberes. Tais aspectos não só contribuem à configuração histórica e conceitual da Bibliografia enquanto disciplina, mas, sobretudo, evidenciam o pioneirismo bibliográfico do polímeta do Séc. XVI.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.