Quando as Webs se encontram: social e semântica - promessa de uma visão realizada?

Autores

  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Marília
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Marilia
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Marilia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp1

Palavras-chave:

IInformação e Tecnologia. Web 2.0. Web Semântica. Web Social. Web Social Semântica.

Resumo

A Ciência da Informação solicita definições e redefinições de métodos que valorizem e destaquem os aspectos importantes das relações de disseminação, de recuperação e de compartilhamento de conhecimentos quando ocorre a rearticulação das relações sociais e de produção em torno das Tecologias de Informação e Comunicação (TICs). Busca-se nas interdisciplinaridades e transdisciplinaridades investigar e dialogar com os diversos campos do conhecimento em rede. Apresenta-se o modelo-teoria de Sáez Vacas (2002) para definir e estudar o Novo Entorno Tecnosocial (N.E.T) segundo uma perspectiva sistêmica da infra-estrutura digital extremamente complexa, a Rede Universal Digital (R.U.D.) com instrumentos tecnológicos  para usuários não técnicos.  O momento atual oferece a possibilidade de construção de um saber colaborativo marcado pela inteligência coletiva, em ações sociais de transferência de informação, sob o olhar das redes sociais como um ambiente antropológico de possibilidades. Avanços sociais e tecnológicos criam uma nova dinâmica da Rede e define o aparecimento da Web 2.0, Web Social ou a Web NG (Nova Geração de usuários, os nativos digitais), Web Semântica e Web Social Semântica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Marília

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Marilia

Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Marilia

Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Jorente, M. J. V., Santos, P. L. V. A. da C., & Vidotti, S. A. B. G. (2009). Quando as Webs se encontram: social e semântica - promessa de uma visão realizada?. Informação & Informação, 14(1esp), 1–24. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp1

Edição

Seção

Artigos