Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p215Palavras-chave:
Práticas de informação. Mediação. Cartas de leitores. Recepção.Resumo
Introdução: O presente estudo trata sobre o sujeito leitor em sua prática de informação e leitura no jornal popular BOM DIA Bauru. Desse modo, o artigo se propôs estudar a questão do leitor e sua prática de informação e leitura cotidiana nas cartas de leitores.
Objetivo: Conhecer o sujeito leitor em sua prática de leitura de jornal, numa mediação em que efeitos de sentido são produzidos a partir da apropriação da informação.
Metodologia: Foram selecionadas trinta cartas de leitores tendo como tema a mudança de layout e editorias do jornal em setembro de 2010, com uso da metodologia da Análise de Discurso.
Resultados: As cartas de leitores analisadas demonstram que os leitores são ativos na maneira em que aceitam, negam ou reproduzem o discurso do jornal no processo de recepção. Os leitores do BOM DIA Bauru apontam como critérios de relevância da informação: o tamanho da fonte, o layout, a impressão, o uso e o conteúdo.
Conclusões: Destaca as apropriações e resistências do público leitor em sua prática de informação e leitura e contribui para ampliar as discussões sobre a variedade de leitores existentes, numa realidade de mudança socioeconômica que suscita contradições, mas que permite a esse leitor adquirir materiais para ler.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.