Mediação e mediadores nos fluxos tecnoculturais contemporâneos

Autores

  • Marco Antônio de Almeida Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p191

Palavras-chave:

Mediação. Cultura. Tecnologias de Informação e Comunicação. Humanidades Digitais.

Resumo

Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação estabeleceram uma rede global na qual sociedades com distintos modos de vida e histórias se entrecruzam, causando um profundo impacto nos modos de vida cotidiana dos indivíduos. Decorrem daí desafios inéditos para se pensar as ações de mediação da informação __ particularmente nesse território híbrido caracterizado pela convivência e intersecção dos processos culturais & tecnológicos.

Objetivo: Analisar as mudanças sociais relacionadas ao terreno das práticas informacionais e culturais contemporâneas, buscando compreender aspectos dos processos culturais e de enraizamento social da tecnologia. Mapear alguns desafios para a mediação hoje, envolvendo questões tecnológicas, culturais e políticas. Discutir o campo das Humanidades Digitais como novo território de mediações.

Metodologia: Revisão bibliográfica, observações de campo.

Resultados: São apresentadas discussões clássicas e contemporâneas sobre a temática, e também a discussão intermediação versus desintermediação. Algumas ações de mediação são apresentadas como insumo para reflexão.

Conclusões: As conexões entre cultura e tecnologia se tornam cada vez mais estreitas, e não podem ser analisadas de forma ingênua. O termo Humanidades Digitais, embora ainda seja uma etiqueta genérica, surge como um campo interdisciplinar disposto a dar guarida às reflexões e às práticas suscitadas pelas mudanças decorrentes da introdução das tecnologias digitais no universo da cultura e das Unidades de Informação e Cultura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marco Antônio de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (PPGCI-ECA/USP). 

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Almeida, M. A. de. (2014). Mediação e mediadores nos fluxos tecnoculturais contemporâneos. Informação & Informação, 19(2), 191–214. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p191

Edição

Seção

Artigos