A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.

Autores

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista(UNESP/Marília).
  • Lucirene Andréa Catini Lanzi Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
  • Edberto Ferneda Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p117

Palavras-chave:

Mediação da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Biblioteca Escolar.

Resumo

Introdução: A mediação da informação promove a aproximação entre o usuário e o conteúdo de seu interesse.

Objetivos: Apresentar um recorte da dissertação “Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico”, onde mostraremos as diversas formas para que sejam realizadas interferências no sentido de satisfazer as necessidades informacionais em uma biblioteca escolar, baseada nas propostas do “Manifesto de um bibliotecário 2.0” de Laura Cohen, bibliotecária da Universidade de Albany, nos Estados Unidos, além de apresentar estudos feitos pelo grupo de bibliotecárias australianas: Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, que organizaram um projeto para identificar as principais habilidades, conhecimentos e atributos exigidos pelo “bibliotecário 2.0”, do qual participaram 81 profissionais australianos.

Metodologia: Esse estudo buscou uma pesquisa qualitativa e com análise bibliográfica das investigações apresentadas pela bibliotecária norte americana Laura Cohen e das três pesquisadoras australianas Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, para dessa forma fazermos uma comparação entre realidades e experiências, tão adversas e ao mesmo tempo semelhantes com a nossa realidade brasileira.

Resultados: Não basta utilizar as TIC na biblioteca só pela modernidade ou variedade de aplicações. É necessário ter consciência da utilidade destes ou de qualquer outro meio de interesse dos alunos para poder mostrar sua qualidade e a utilidade prática. O bibliotecário, antes de utilizar as TIC, deve fazer um levantamento profundo sobre as problemáticas com as quais esse instrumento de trabalho pode contribuir de forma relevante.

Conclusão: Eventos, atividades e estruturação física do ambiente proporcionam um claro exemplo de mediação da informação em uma biblioteca escolar, evidenciando a interferência positiva que o profissional da informação pode ter sobre os usuários e o seu comportamento informacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista(UNESP/Marília).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista(UNESP/Marília).

Lucirene Andréa Catini Lanzi, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora de Artes do Colégio Cristo Rei, Marília.

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Vidotti, S. A. B. G., Lanzi, L. A. C., & Ferneda, E. (2014). A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar. Informação & Informação, 19(2), 117–137. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p117

Edição

Seção

Artigos