Alguns tratados sobre bibliotecas como fontes para a história da organização para a mediação da informação.

Autores

  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p78

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Bibliografia. Conrad Gesner. John Dury.

Resumo

Introdução: Uma reflexão histórica sobre a natureza do campo da organização do conhecimento e da informação que desloca o foco de uma leitura tradicional da história de bibliotecas e bibliotecários em busca de um quadro crítico e comparativo das lógicas de mediação informacional

Objetivo: Percorrer um itinerário de estudo que se desenrola entre fontes mais ou menos conhecidas, quais a Bibliotheca Universalis de Gesner e o Reformed Librarie-Keeper de John Dury, propondo sua leitura e, às vezes, releitura, que revela etapas e momentos significativos na construção e no desenvolvimento das idéias que se produziram e materializaram em formas de procedimentos bibliográficos e biblioteconômicos voltados à mediação.

Metodologia: Uso de fontes e revisão crítica de literatura.

Resultados: O século XIX revela um afastamento de uma linha de raciocínio que envolve os bibliotecários e suas produções bibliográficas como construção colaborativa com os usuários em suas pesquisas e recuperação, lá onde os século XVI e XVII revelavam uma preocupação com as particularidades do sujeito conhecedor, mas, em primeiro lugar, suas maneiras, formas de adquirir o conhecimento.

Conclusões: Os estudos biblioteconômicos, através do estudo do passado em que bibliotecas e bibliotecários se inserem em um tecido social e cultural de produção e circulação do conhecimento, podem desenvolver um percurso que, voltado para a organização da informação descobre o peso que ela possui como elemento fundamental da mediação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo (USP)

Livre Docente em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em História Social pela USP. Docente do departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP – USP.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Crippa, G. (2014). Alguns tratados sobre bibliotecas como fontes para a história da organização para a mediação da informação. Informação & Informação, 19(2), 78–97. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p78

Edição

Seção

Artigos