A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.

Autores

  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p46

Palavras-chave:

Mediação da informação – Estética. Mediação da informação – Ética. Mediação da informação – Formação do usuário. Mediação da informação – Dialogismo.

Resumo

Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.

Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.

Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.

Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.

Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Gomes, H. F. (2014). A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, 19(2), 46–59. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p46

Edição

Seção

Artigos