Informação e esporte: a informação esportiva e sua relação com clubes de futebol

Autores

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Marília).
  • Marta Lígia Pomim Valentim Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2001) Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p183

Palavras-chave:

Informação Esportiva. Diferenciais Competitivos. Inteligência Competitiva. Clubes de Futebol.

Resumo

Introdução: Apresenta conceitos acerca da informação, bem como seu uso no contexto esportivo. Discorre sobre as relações entre a informação e o ambiente esportivo, mais precisamente em clubes de futebol, delimitando-a como informação esportiva.

Objetivo: Descreve a tipologia da informação esportiva, seus principais tipos, fontes e ambientes, visando uma maior compreensão sobre esse tipo de informação. Analisa as relações entre informação e ambiente esportivo, mais precisamente em clubes de futebol. Explica o comportamento informacional neste tipo de organização e o impacto deste para os processos de tomada de decisão.

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas da pesquisa alinhada ao processo de observação direta nas atividades realizadas por um clube de futebol.

Resultados: Apresenta resultados relacionados a utilização da informação no processo decisório em diferentes níveis de um clube de futebol.

Conclusão: Demonstra a importância do uso da informação no contexto esportivo, bem como a delimitação das informações esportivas relacionadas aos clubes de futebol. Evidencia a informação esportiva como importante componente, responsável por propiciar diferenciais competitivos, visando gerar vantagem competitiva no contexto do esporte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Marília).

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Marília).

Marta Lígia Pomim Valentim, Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2001) Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Marília).

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

Jorge, C. F. B., & Valentim, M. L. P. (2015). Informação e esporte: a informação esportiva e sua relação com clubes de futebol. Informação & Informação, 20(1), 183–208. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p183

Edição

Seção

Artigos