Análise da recuperação da informação em catálogo on-line de biblioteca universitária.

Autores

  • Susana Yuri Okada
  • Cristina Dotta Ortega

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1p18

Palavras-chave:

Catálogo on-line, Bibliotecas universitárias, Recuperação da informação, Formato MARC, AACR2

Resumo

Objetiva analisar a recuperação da informação em catálogo on-line de biblioteca universitária, por meio da observação da entrada de dados realizada em formato MARC 21. A metodologia inclui revisão bibliográfica que conceitua e caracteriza regras de catalogação e formatos de registro bibliográfico, apresentando o papel de ambos e de outras variáveis nos resultados da recuperação da informação. Inclui também análise dos resultados de duas buscas realizadas no catálogo geral de bibliotecas da Universidade de São Paulo. Esta análise demonstra que, uma tarefa que parece ser simples como a busca em catálogos, pode apresentar problemas aos usuários. Conclui que os bibliotecários e auxiliares envolvidos na prática da catalogação devem possuir domínio sobre os processos e instrumentos de tratamento da informação da unidade de trabalho em que atuam, domínio esse que implica em capacidade investigativa, interpretativa e de tomada de decisão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susana Yuri Okada

Graduada em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo / Campus de Ribeirão Preto. Técnica de documentação e informação em bibliotecas da Universidade de São Paulo. Possui experiência profissional em atendimento ao público, auxílio na utilização de bases de dados, serviços de comutação bibliográfica e tratamento da informação (catalogação de livros com uso do formato MARC e utilização de vocabulário controlado).

Cristina Dotta Ortega

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Ciência da Informação e Documentação. Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa e leciona na área de organização da informação e de informática aplicada à Documentação, e na área de fundamentos de Ciências da Informação. Possui experiência profissional em atividades de organização de informação: concepção, gerenciamento, avaliação e consistência de bases de dados; construção e manutenção de vocabulários controlados; organização de conteúdos de sites; e elaboração de políticas de organização da informação.

Downloads

Publicado

2009-03-23

Como Citar

Okada, S. Y., & Ortega, C. D. (2009). Análise da recuperação da informação em catálogo on-line de biblioteca universitária. Informação & Informação, 14(1), 18–35. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1p18

Edição

Seção

Artigos