Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p250Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Literatura de Cordel, Incentivo à leituraResumo
Introdução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.
Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.
Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.
Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.
Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte.
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