Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p1Palavras-chave:
Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.Resumo
O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.