Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório.

Autores

  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Edi Rufini Guimarães Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p1

Palavras-chave:

Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.

Resumo

O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília.). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sueli Edi Rufini Guimarães, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2008-11-30

Como Citar

Bartalo, L., & Guimarães, S. E. R. (2008). Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório. Informação & Informação, 13(2), 1–14. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p1

Edição

Seção

Artigos