Nanopublicações e indexação: processos e relações

Autores

  • Lorena Tavares de Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Aparecida Moura Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p137

Palavras-chave:

Indexação, Nanopublicação, Metodologia, Cibercultura

Resumo

Introdução: O estudo parte da premissa de que indexar e disponibilizar conceitos na fonte primária pode oferecer subsídios ao compartilhamento e à colaboração científica na construção de novos conhecimentos. Apresenta-se o conceito de nanopublicações (nanopublications) e estabelece-se uma interconexão entre esse modelo emergente de representação da informação em ambientes digitais e as diretrizes postuladas pelo processo de indexação de informação. 

Objetivo: Apresenta-se o conceito de nanopublicações em interface com a indexação, no âmbito dos processos de organização da informação em contexto. Realiza-se um experimento de modelagem de nanopublicações que teve por objetivo analisar a viabilidade de elaboração de uma metodologia de organização de informação que permita a criação um modelo de representação de informação em ambientes digitais para a difusão de conhecimentos em rede.

Metodologia: A metodologia foi estabelecida em duas etapas. Na primeira etapa, realiza-se o cotejamento conceitual relativo à temática nanopublicações e indexação.  Na segunda etapa, baseada nas orientações da nanopublicação, estabelece-se a dimensão informacional do método através da geração de mapeamento dos elementos do corpus, da extração conceitual, da aplicação dos princípios de indexação e da modelagem da nanopublicação. Foram selecionados e analisados artigos relacionados ao conceito “netnografia” a partir de seleção realizada no “Google Scholar”. Os artigos obtidos pertenciam a um campo comum de conhecimento, a Ciência Social Aplicada, e a domínios distintos como: Comunicação Social, Administração e Ciência da Informação.

 Resultado: A elaboração da nanopublicação sobre “netnografia” proporcionou a percepção de que a interlocução metodológica com os princípios de indexação é possível e eficiente. O experimento proposto neste artigo corroborou o propósito da atribuição de crédito às citações, identificadas e caracterizadas na nanopublicação, pois além da identificação das principais definições de “netnografia” foi evidenciado o autor deste conceito, o qual foi citado em todos os artigos analisados e mencionado como a principal referência nos estudos netnográficos.  Além disso, ficou expressa a necessidade de representação temática de dois elementos no corpo de metadados, segundo as e-evidências. O primeiro está relacionado à citação direta em nanopublicações e o segundo está orientado à identificação das comunidades de origem dos autores dos artigos.

Conclusões: Considera-se que, diante dos visíveis avanços do conhecimento e da consequente explosão informacional em rede, devem-se buscar maneiras de impulsionar o uso da crescente produção documental, através de mecanismo de representação de informações coerentes com as demandas sócio/tecnológicas vigentes. Na atualidade, produzir conhecimento de maneira ágil, exige formas de recuperação de informação tão precisas quanto às unidades citáveis caracterizadas pelas nanopublicações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lorena Tavares de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maria Aparecida Moura, Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2015-06-13

Como Citar

Paula, L. T. de, & Moura, M. A. (2015). Nanopublicações e indexação: processos e relações. Informação & Informação, 20(1), 137–161. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p137

Edição

Seção

Artigos