Arquitetura da informação em bibliotecas digitais: uma abordagem da Ciência da Informação e da Biblioteconomia.

Autores

  • Rafael dos Santos Nonato Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Graciane S. Bruzinga Borges Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Benildes Coura Maculan Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Gercina Ângela Borém de O. Gabol Lima Escola de Ciência da Informação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p125

Palavras-chave:

Arquitetura da informação. Bibliotecas digitais. Website.

Resumo

O artigo descreve os quatro elementos da arquitetura da informação, propostos por Rosenfeld e Morville em 1998, para o desenvolvimento de websites, são eles: sistema de organização; sistema de rotulagem; sistema de navegação e sistema de busca. Apresenta o uso de teorias, ferramentas e técnicas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia para a implementação de cada um desses elementos no desenvolvimento de bibliotecas digitais. Ficou evidenciada a relevante contribuição da Ciência da Informação e da Biblioteconomia nesse processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael dos Santos Nonato, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graciane S. Bruzinga Borges, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Biblioteconomia.

Benildes Coura Maculan, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Biblioteconomia.

Gercina Ângela Borém de O. Gabol Lima, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da  Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bibliotecária.

Downloads

Publicado

2008-11-30

Como Citar

Nonato, R. dos S., Borges, G. S. B., Maculan, B. C., & Lima, G. Ângela B. de O. G. (2008). Arquitetura da informação em bibliotecas digitais: uma abordagem da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Informação & Informação, 13(2), 125–141. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p125

Edição

Seção

Comunicações