Websurveys como método de pesquisa.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p192Palavras-chave:
Survey, Bibliotecas Digitais de Periódicos, Estudos de usuárioResumo
Introdução: O presente artigo relata a análise de 531 comentários extraídos de 564 mensagens recebidas de respondentes a um questionário de pesquisa de grande porte que levantou dados sobre o uso do Portal de Periódicos da Capes, por 14.763 docentes de 17 universidades federais brasileiras.
Objetivo: O estudo procura trazer mais luz sobre os desafios e dificuldades do websurvey através da análise das mensagens recebidas dos respondentes, dos fatores que as motivam, das reações dos respondentes ao websurvey e da comparação dos resultados com outros estudos semelhantes encontrados na literatura.
Metodologia: Empregou-se uma metodologia principalmente quantitativa, com a coleta de alguns dados qualitativos. Os dados são provenientes de mensagens enviadas pelos usuários aos pesquisadores com suas comunicações sobre a pesquisa e também de alguns campos abertos do questionários do websurvey.
Resultados: Os comentários analisados corroboraram para justificar alguns desafios que os pesquisadores enfrentam, dentre eles: planejar estrutura de suporte tecnológica eficiente; manter cadastro atualizado do público alvo, do qual se possa extrair amostra representativa, e zelar continuamente para a comunicação simples e direta, que possibilite o perfeito entendimento do respondente.
Conclusões: Concluiu-se que a metodologia da websurvey ainda se encontra na infância, com vários desafios a serem assumidos, em investigações instigantes.
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