Comunidades de aprendizagem: experiência acadêmica no projeto integrado em gestão da informação.

Autores

  • Maria do Carmo Duarte Freitas UFPR
  • Helena de Fátima Nunes Silva UFPR
  • Patrícia Zeni Marchiori UFPR
  • Sônia Maria Breda UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1p110

Palavras-chave:

Educação Superior – metodologias de ensino, Ensino Superior, Comunidades de Aprendizagem – Experiências, Gestão da Informação – formação profissional

Resumo

Reflexão sobre o ensino superior baseada no relato da experiência do Projeto Integrado em Gestão da Informação (PIGI), do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Discorre sobre os traços distintivos do atual mundo do trabalho e sua relação com a formação universitária. Expõe os fundamentos das comunidades de aprendizagem. Descreve a proposta e a metodologia do PIGI. Apresenta dados de avaliação do Projeto, ressaltando os ganhos para docentes e discentes envolvidos e elencando sugestões para aprimoramento do processo formativo do gestor da informação. Destaca os elementos “prática” e “compartilhamento” como pontos altos dessa experiência, que se pode constituir em ensaio para efetivação de uma comunidade de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-03-22

Como Citar

Freitas, M. do C. D., Silva, H. de F. N., Marchiori, P. Z., & Breda, S. M. (2007). Comunidades de aprendizagem: experiência acadêmica no projeto integrado em gestão da informação. Informação & Informação, 12(1), 110–129. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1p110

Edição

Seção

Relatos de Experiência