Desafios da representação do conhecimento: abordagem ética.

Autores

  • José Augusto Chaves Guimarães Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Câmpus de Marília
  • Fabio Assis Pinho Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1p19

Palavras-chave:

Ética, Organização e representação do conhecimento

Resumo

Trata-se de um estudo relativo aos aspectos éticos na representação do conhecimento com intuito de sistematizar as pesquisas da área e identificar suas principais contribuições. Aponta os desvios encontrados na representação do conhecimento oriundos da atuação profissional e dos instrumentos usados, bem como os prin-cipais desafios enfrentados pela área. Por fim, se observa que são identificados valores ine-rentes às atividades de organização e repre-sentação do conhecimento, tais como precisão, abrangência, garantia cultural, ética transcultu-ral de mediação e multilingüismo, uma vez que concedem ao conceito de competência profis-sional uma nova dimensão, pois transcende o domínio de conteúdos específicos para atingir a forma de utilização desses conteúdos.

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Biografia do Autor

José Augusto Chaves Guimarães, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Câmpus de Marília

Livre-Docente em Análise Documentária e Indexação e Resumos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Marília. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Marília. Pesquisador do CNPq.

Fabio Assis Pinho, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Câmpus de Marília

Bibliotecário. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Marília. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Marília

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Publicado

2007-03-22

Como Citar

Guimarães, J. A. C., & Pinho, F. A. (2007). Desafios da representação do conhecimento: abordagem ética. Informação & Informação, 12(1), 19–39. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1p19

Edição

Seção

Artigos