Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p242Palavras-chave:
Práticas de citação, Memória coletiva, Ciência da Informação, Memória Social, Citação, memória e conhecimentoResumo
Introdução: Defende o vínculo teórico entre as práticas de citação e as teorias sobre memória coletiva, com vistas ao fortalecimento das relações entre a Ciência da Informação e a Memória Social.
Objetivo: O objetivo do trabalho é discutir sobre as aproximações epistemológicas entre as práticas sociais de citação e as teorias sobre memória coletiva, sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação.
Metodologia: Revisa a literatura sobre as dimensões cognitiva e social das práticas de citação inseridas nos domínios da Comunicação Científica.
Resultados: Relaciona as práticas de citação e a perspectiva teórica da memória coletiva proposta por Halbwasch, conformando-as no discurso sociocognitivista da Ciência da Informação para fins de formação e manutenção do arquivo das ciências.
Conclusão: A demarcação dos vínculos evidenciou a necessidade de ampliação da discussão sobre as práticas de citação no tocante aos construtos teóricos que deem conta do processo histórico que conduzem à produção de conhecimentos, para fins de visualização da lógica científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.