Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação?

Autores

  • Murilo Artur Araújo da Silveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Sônia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p242

Palavras-chave:

Práticas de citação, Memória coletiva, Ciência da Informação, Memória Social, Citação, memória e conhecimento

Resumo

Introdução: Defende o vínculo teórico entre as práticas de citação e as teorias sobre memória coletiva, com vistas ao fortalecimento das relações entre a Ciência da Informação e a Memória Social.

Objetivo: O objetivo do trabalho é discutir sobre as aproximações epistemológicas entre as práticas sociais de citação e as teorias sobre memória coletiva, sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação.

Metodologia: Revisa a literatura sobre as dimensões cognitiva e social das práticas de citação inseridas nos domínios da Comunicação Científica.

Resultados: Relaciona as práticas de citação e a perspectiva teórica da memória coletiva proposta por Halbwasch, conformando-as no discurso sociocognitivista da Ciência da Informação para fins de formação e manutenção do arquivo das ciências.

Conclusão: A demarcação dos vínculos evidenciou a necessidade de ampliação da discussão sobre as práticas de citação no tocante aos construtos teóricos que deem conta do processo histórico que conduzem à produção de conhecimentos, para fins de visualização da lógica científica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Murilo Artur Araújo da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Information Studies pela University of Sheffield. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Visitante Sênior vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Silveira, M. A. A. da, Caregnato, S. E., & Bufrem, L. S. (2014). Práticas de citação e memória coletiva: aproximações possíveis na Ciência da Informação?. Informação & Informação, 19(3), 242–257. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p242

Edição

Seção

Pontos de Vista