A experiência docente no ensino de história do livro e das bibliotecas na Universidade Federal do Pará (UFPA)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p573Palavras-chave:
Educação superior, Biblioteconomia, História do Livro e das Bibliotecas, Universidade Federal do Pará, Faculdade de BiblioteconomiaResumo
Introdução: O trabalho relata a experiência docente na disciplina História do Livro e das Bibliotecas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Presente no currículo do curso desde 1963, essa disciplina é basilar para a formação dos futuros bibliotecários, pois trabalha com três importantes elementos que são dinâmicos na história da profissão: o suporte (o livro), a instituição (a biblioteca) e o profissional (o bibliotecário).
Objetivo: Reúne, sistematiza e socializa estratégias utilizadas no processo ensino-aprendizagem no contexto da disciplina História do Livro e das Bibliotecas.
Metodologia: Ao longo de dois anos (2010-2012), para além das aulas expositivas, o processo ensino-aprendizagem foi dinamizado com a realização de visitas técnicas, a introdução de textos para leitura complementar em língua estrangeira e a construção de um site com o auxílio de monitores, a fim de associar as novidades tecnológicas a uma disciplina em que os elementos “livro” e “biblioteca” suscitam, nos discentes, a ideia de tradição.
Resultados: A estratégia usada mostra ser satisfatória quanto ao desempenho dos alunos. O principal desafio reside na necessidade do desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, aspectos essenciais a serem considerados para uma formação profissional qualitativa, sobretudo porque os futuros egressos atuarão na área da documentação/informação.
Conclusões: Os aspectos negativos da experiência: (1) as dificuldades de alunos das turmas noturnas para participarem de visitas técnicas; e (2) os estágios acumulados pelos alunos que afetam o desempenho na disciplina. Os aspectos positivos da experiência: (1) a melhora da habilidade de escrita; (2) o crescimento de interesse pela produção científica; (3) o crescimento de interesse por cursos de idioma; (4) o contato dos monitores de classe com a prática docente; e (5) uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados na disciplina.
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