Ciência da Informação, ciência e revolução científica:breve histórico e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n1p26Palavras-chave:
Ciência da informação, Revolução científicaResumo
O artigo traz uma breve introdução histórica da construção do saber e do nascimento da ciência, percorrendo os caminhos desde os primórdios da humanidade quando o homem se descobriu até os dias atuais, com a evolução constante da ciência, seja investigando, testando, experimentando e até refutando teorias. Aborda questões da ciência e da revolução científica, do pensamento científico moderno, da construção do saber racional a partir da observação da realidade (empirismo) e da experimentação para então chegar ao surgimento da Ciência da Informação, cujo nascimento para alguns autores tem origem no Séc. XIX com Paul Otlet e Henri La Fontaine, pioneiros da Documentação. Discute conceitos numa perspectiva histórica, concluindo ser a Ciência da Informação uma nova disciplina, uma nova forma do conhecimento que se inter-relaciona com outras disciplinas, tendo sofrido mudanças consideráveis desde a sua concepção, repensando seu objeto de estudo e reforçando a idéia de que a informação é o resultado de um processo cognitivo humano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.