Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.1999v4n1p37Palavras-chave:
Pesquisa escolarResumo
A pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.