O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo

Autores

  • Luciane Paula Vital Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vivian Mengarda Floriani
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p150

Palavras-chave:

Fluxo de informação. Tomada de decisão. Turismo.

Resumo

Introdução: A informação desempenha papel importante e imprescindível em todas as organizações públicas e privadas, exigindo gerenciamento eficaz e esforços conjuntos dos seus membros. A gestão da informação requer o estabelecimento de processos, etapas ou fluxos sistematizados e estruturados, associado às pessoas responsáveis por sua condução, para que se obtenham os resultados almejados. O turismo é uma atividade socioeconômica que tem despertado a atenção de governos, empresários, comunidades e estudiosos, principalmente quanto à sua organização e gestão.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o fluxo informacional subsidiando o processo de tomada de decisões em um órgão municipal de turismo.

Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, estudo de caso e a de técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, aplicada com os três gestores responsáveis pela Secretaria.

Resultados: Os resultados confirmaram que, embora o fluxo tenha alguma estrutura, não é dotado de sistematização formal, ocorrendo deficiências nas suas etapas.

Conclusão: A investigação sobre o fluxo informacional reflete um caminho para a consolidação da atividade turística e o reconhecimento da sua importância enquanto fenômeno socioeconômico e cultural. Em vista dos resultados obtidos, deduz-se que a centralização, associada à subutilização do fluxo informacional compromete a qualidade do processo de tomada de decisões.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Paula Vital, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da UFSC.

Vivian Mengarda Floriani

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do depto de Engenharia do Conhecimento - UFSC

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Vital, L. P., Floriani, V. M., & Varvakis, G. (2014). O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo. Informação & Informação, 19(3), 150–167. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p150

Edição

Seção

Artigos