Análise do Perfil de Liderança do Bibliotecário Gestor na Cidade de Goiânia - Go

Autores

  • Célia Costa Assis Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Luiz Cláudio Gomes Maia Universidade FUMEC, MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p185

Palavras-chave:

Bibliotecário líder. Estilos de liderança. Teoria dos estilos de liderança (Kurt Lewin).

Resumo

Introdução: Identificar o estilo de liderança predominante entre os bibliotecários de Goiânia-Go, que ocupam a função de gestores em suas unidades de informação. A pesquisa baseou-se na teoria dos estilos de liderança de Kurt Lewin, o qual classifica esses estilos em autoritário, democrático e liberal. Objetivo: A pesquisa teve ainda como objetivo descrever as características pessoais e profissionais dos bibliotecários, a identificação das características da equipe liderada, de acordo com o ponto de vista dos bibliotecários, e levantar os principais problemas e desafios enfrentados pelos bibliotecários no desempenho de sua função de líder no seu ambiente de trabalho. Metodologia: Os dados foram coletados, mediante aplicação de questionário online, enviados a todos os bibliotecários abordados na pesquisa e da realização de entrevista com uma amostra dos bibliotecários. Resultados: As informações obtidas pelo questionário foram enviadas para o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), no qual se criou uma lista de variáveis, e cada variável foi relacionada com um item do questionário. Conclusões: Os resultados da pesquisa, associados à teoria pertinente apontaram que os bibliotecários seguem o estilo de liderança democrático, embora utilizem outros estilos de liderança de acordo como as situações se apresentam no contexto diário.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Célia Costa Assis, Universidade Federal de Goiás - UFG

Bibliotecária da Universidade Federaol de Goiás - UFG, mestre em Administração pela FEAD.

Luiz Cláudio Gomes Maia, Universidade FUMEC, MG

Possui graduação em Ciência da Computação e graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Universidade FUMEC atuando em disciplinas dos cursos de graduação em TI e no programa de mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Pesquisador do LAIS - Laboratory for Advanced Information Systems. Professor colaborador do mestrado em Administração da FEAD. Também é diretor da Alarmsoft Tecnologia em Segurança. Atuou em grandes empresas como Terra Networks, TOTVS, Pitágoras e Itambé.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Assis, C. C., & Maia, L. C. G. (2013). Análise do Perfil de Liderança do Bibliotecário Gestor na Cidade de Goiânia - Go. Informação & Informação, 19(1), 185–205. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p185

Edição

Seção

Artigos