Gestão do Conhecimento como Apoio à Melhoria Contínua: Um Estudo de Caso em uma Empresa de Telecomunicações

Autores

  • Cássia Regina Bassan de Moraes Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC
  • Andréia de Abreu Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC
  • Luana Maia Woida Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p112

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Melhoria Contínua. Comprometimento. Mudança Organizacional

Resumo

Introdução: a gestão da melhoria contínua tem se tornado comum, porém as organizações frequentemente encontram dificuldades na implementação do conceito. Objetivo: o objetivo desse trabalho é analisar como a gestão do conhecimento contribuiu para o envolvimento das pessoas durante um processo de mudança organizacional voltado à melhoria contínua numa empresa do ramo de telecomunicações. Metodologia: a pesquisa caracteriza-se dentro de uma abordagem qualitativa, fazendo uso do estudo de caso em uma empresa do ramo de serviços em telecomunicações localizada no interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foi utilizado roteiro de entrevista, aplicado pessoalmente aos funcionários de nível operacional e gerencial envolvidos nos projetos. Resultados:  a análise dos resultados apontou que o envolvimento das pessoas nas mudanças ocasionadas pelo projeto de melhoria, via valorização do seu conhecimento e estímulo ao aprendizado durante o processo, tiveram influência significativa para o sucesso da implementação e, também, na minimização das resistências oriundas. Conclusões: concluiu-se que a gestão do conhecimento proporciona maior envolvimento dos indivíduos nos processos de construção de conhecimento, incentiva comprometimento com ações de externalização, cujos comportamentos provêm de uma base sociocultural favorável à adaptação e à mudança.

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Biografia do Autor

Cássia Regina Bassan de Moraes, Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora titular da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC - Garça)

Andréia de Abreu, Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Euríipides de Marília - Univem (2004). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC-Garça) no curso de Tecnologia em Gestão Empresarial.

Luana Maia Woida, Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Marília), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Marília), Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Docente na Faculdade de Tecnologia de Garça

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Publicado

2014-02-23

Como Citar

Moraes, C. R. B. de, Abreu, A. de, & Woida, L. M. (2014). Gestão do Conhecimento como Apoio à Melhoria Contínua: Um Estudo de Caso em uma Empresa de Telecomunicações. Informação & Informação, 19(1), 112–145. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p112

Edição

Seção

Artigos