A relação do arquivista com a gestão do conhecimento: análise em uma Instituição Pública Federal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p206Palavras-chave:
Arquivista. Informação. Gestão do Conhecimento. Instituições Públicas FederaisResumo
Introdução: A informação tornou-se elemento imprescindível na tomada de decisão e execução das atividades administrativas das organizações modernas, repercutindo na sua necessidade de gestão. Objetivo: averiguar a adoção de instrumentos arquivísticos que promovam a gestão de documentos e informações; analisar a percepção do arquivista quanto à gestão do conhecimento na instituição pesquisada; o incentivo e apoio dos gestores no compartilhamento e uso do conhecimento; e, o estudo dos fatores que interferem no desenvolvimento de um programa de gestão do conhecimento. Metodologia: Levantamento da bibliografia e referencias teóricos e em seguimento, aplicou-se um questionário em uma Instituição Pública Federal. Resultados: O conjunto de fatores verificados serve de parâmetro para demonstrar a situação encontrada nos órgãos governamentais brasileiros e as dificuldades para aplicação da gestão do conhecimento. Conclusões: apontam-se alternativas para contornar a atual realidade, destacando-se o papel do arquivista, que deve assumir a postura de incentivador no uso da informação e conhecimento produzido pelas organizações.
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