Responsabilidade social: contra ou a favor?

Autores

  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Jorge Raimundo Bibliotecário especialista.
  • Josivan de Oliveira Ferreira Contador especialista UFPB
  • Tatiana Falcão de Souza Fernandes Contadora especialista.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p303

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial, Ética Empresarial, Transformação Global, Filantropia.

Resumo

Introdução: Discute a responsabilidade social (RS) sob a ótica empresarial enfatizando as diferenças que surgem a partir da teoria neoliberal sobre a responsabilidade social empresarial (RSE) e da possibilidade de ações de melhoria da sociedade como um todo. A filantropia é considerada como o início de toda ação de RS.

Objetivo: Compreender os conceitos de responsabilidade social a fim de estabelecer paralelos sobre o que as empresas desenvolvem, ampliando a percepção do que as organizações praticam atualmente.

Metodologia: O artigo é desenvolvido a partir de uma metodologia com abordagem bibliográfica de natureza teórica.

Resultados: A partir das diferenças existentes entre filantropia e RS é possível compreender esta última, ultrapassando expectativas econômicas.  A ação ética na RS significa que as organizações devem aplicá-la em sua política de gestão e na cultura, incorporando-a às atividades sociais que beneficiam o ser humano.

Conclusão: Numa visão pragmática e realista, conclui-se que a RSE na atuação gerencial das organizações repercute favoravelmente na sociedade, quando desenvolvida de forma contínua e com seu pleno sentido para a sustentabilidade social e ambiental do planeta, além de contribuir para a construção de uma sociedade cidadã por meio da ética e da melhoria das condições de vida de todos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia UFRJ/IBICT. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Jorge Raimundo, Bibliotecário especialista.

Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI – UFPB Bibliotecário da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Josivan de Oliveira Ferreira, Contador especialista UFPB

Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI- UFPB. Contador.

Tatiana Falcão de Souza Fernandes, Contadora especialista.

Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI- UFPB. Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2015-03-28

Como Citar

Garcia, J. C. R., Raimundo, J., Ferreira, J. de O., & Fernandes, T. F. de S. (2015). Responsabilidade social: contra ou a favor?. Informação & Informação, 20(1), 303–318. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p303

Edição

Seção

Pontos de Vista