Bibliotecários na resistência à ditadura: entre lembranças e esquecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n2p89

Palavras-chave:

Bibliotecários, Ditadura de 1964, Memória-história

Resumo

Objetivo: O objetivo principal do artigo é evidenciar e discutir o papel de estudantes e bibliotecários nas ações de resistência à ditadura de 1964 no Brasil. Metodologia: Para a realização desse objetivo são coletados e analisados testemunhos publicados na literatura, depoimentos constantes do Relatório final da Comissão Nacional da Verdade, bem como dados do SIAN-Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Trata-se de uma pesquisa documental-exploratória de caráter descritivo e qualitativo, visando recuperar trajetórias de resistência sobretudo de alguns profissionais da categoria. Resultados: Os dados apresentados e analisados indicam que de fato estudantes de Biblioteconomia e sobretudo as bibliotecárias destacadas na análise ora efetuada tiveram participação efetiva na luta contra a ditadura, foram duramente reprimidas, presas e torturadas, apesar da (in)visibilidade dessas experiências. Conclusões: Como pode ser verificado na análise das fontes utilizadas, tanto as que foram produzidas pelas instituições da repressão, quanto nos testemunhos das bibliotecárias aqui analisados, houve participação estudantil e de profissionais do campo da biblioteconomia nas ações de resistência à ditadura de 1964. Contudo, outros estudos devem ser realizados no sentido de identificar até que ponto podemos estabelecer conclusões mais precisas sobre o número de profissionais, técnicos ou estudantes de biblioteconomia que se inseriram nas lutas contra a censura, a opressão e a violência de Estado, ampliando o leque de estudos históricos e memorialísticos dos que hoje são conhecidos como profissionais de informação.  

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

PORTO, Luane Neves de Souza; THIESEN, Icléia. Bibliotecários na resistência à ditadura: entre lembranças e esquecimentos. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 89–107, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n2p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/44478. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos