Marketing Verde: propostas de atitudes sustentáveis em bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p124Palavras-chave:
Green Marketing, Greenwashing, Marketing Verde, Bibliotecas, Informação SustentávelResumo
Introdução: O Marketing Verde é uma ferramenta relevante deve fazer parte do planejamento estratégico de grandes, médias e pequenas organizações, bem como de órgãos governamentais e não-governamentais. Apresentando-se como um mecanismo importante para fixar imagem positiva e demonstrara preocupação das organizações com e sem fins lucrativos com a qualidade de vida do planeta e da sociedade em geral. Este estudo aponta a perspectiva que o Marketing Verde tem e pode ser adequado para as Bibliotecas, como responsáveis que são, pelo acesso, uso e disseminação da informação a sua comunidade usuária, reforçando ações de desenvolvimento sustentável no contexto atual e para as gerações futuras.
Objetivo: Deste modo o objetivo deste artigo é propor a implementação de Marketing Verde em Bibliotecas. Justifica-se ainda, que esta temática precisa de ampla reflexão e inserção, uma vez que a sustentabilidade é um dos conceitos mais discutidos e idealizados atualmente.
Metodologia: Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e exploratória como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental, com proposição de implementação de Marketing Verde para as Bibliotecas a partir do modelo adaptado da proposta de Eckschmidt e Beskow (2014).
Resultados: O resultado da pesquisa está em consonância com o que preconiza a International Federation of Library Associations e Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários, Ciência da Informação e Instituições na responsabilidade das Bibliotecas na inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organizações Unidas.
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