GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO ESTUDO DA VULNERABILIDADE À EROSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PÂNTANO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO CARLOS, ANALÂNDIA E DESCALVADO (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p103Palavras-chave:
Ribeirão do Pântano, Vulnerabilidade, Erosão, SIG, Bacia Hidrográfica.Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo de vulnerabilidade à perda de solo na bacia hidrográfica do ribeirão do Pântano, uma sub-bacia do rio Mogi-Guaçu que engloba parte dos municípios de Analândia, Descalvado e São Carlos, localizados na área central do estado de São Paulo. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram geradas cartas de vulnerabilidade à erosão com base nos temas: geomorfologia, geologia, solo, vegetação, uso do solo e clima, elaboradas com auxílio de geoprocessamento. Utilizou-se a abordagem metodológica proposta por Crepani et al. (2001), fundamentada na concepção da Ecodinâmica de Tricart. O conhecimento das áreas vulneráveis à erosão é de fundamental importância para a implementação de futuras medidas de controle preventivo de uso e ocupação do solo na bacia e para a realização de um planejamento ambiental adequado à realidade da área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.