GRUPOS TAXONÔMICOS DA MACROFAUNA EDÁFICA ENCONTRADOS EM SÃO JOÃO DO CARIRI (PB)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p005Palavras-chave:
Semiárido, Caatinga, Organismos edáficos, DiversidadeResumo
A fauna edáfica é importante para o ecossistema, já que está relacionada com o processo de decomposição, resultando na liberação de nutrientes minerais para as plantas. O objetivo com esse trabalho foi identificar a localização, benefícios e os principais grupos taxonômicos da macrofauna edáfica observados pelos proprietários rurais e a ocorrência de área destinada à reserva ambiental no município de São João do Cariri (PB). A aplicação dos questionários foi feita seguindo a nomenclatura da Secretaria de Saúde do município, através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Os organismos edáficos mais encontrados pelos proprietários rurais nas áreas de mata, plantio e pastagem nativa são: Formiga (Hymenoptera), Aranha (Araneae), Escorpião (Scorpiones), Cupim (Isoptera) e Besouro (Coleoptera). Os benefícios da fauna edáfica ao ecossistema caatinga são reconhecidos somente pela população rural com maior nível de escolaridade e acesso a informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.