DESENVOLVIMENTO E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: CONCEPÇÕES E INTER-RELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p151Palavras-chave:
desenvolvimento local, sustentabilidade ambiental, Arranjos produtivos locais.Resumo
Este artigo tem como objetivo central efetuar uma avaliação crítica sobre a concepção de desenvolvimento local considerando dois eixos principais: a evolução da noção de desenvolvimento em direção à crescente “territorialização” do mesmo; e a abordagem de Arranjos Produtivos Locais (APLs), considerando as práticas e os discursos presentes em ensaios acadêmicos e nas políticas públicas. Consideram-se, nesta análise, que os APLs são formas de se promover o desenvolvimento territorial local, desde que ponderadas suas possibilidades e limitações diante das influências externas de outras escalas espaciais e político-administrativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.