O ritmo climático e episódios pluviométricos no ano de 1980 na vertente ocidental da bacia do alto rio Paraná Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n1p81Resumo
A climatologia geográfica pode contribuir com todas as ciências que buscam no meio físico, seus objetos de estudo. A dinâmica da atmosfera se manifesta de forma semelhante em toda a região da bacia do Alto rio Paraná. O ritmo, a duração e a intensidade dos sistemas atmosféricos variam no tempo e no espaço. Por isso, é necessário estudar a dinâmica das massas de ar de uma região e ao longo de uma série temporal. Estudaram-se, a dinâmica climática do ano de 1980, através da análise rítmica, da participação dos sistemas atmosféricos atuantes e da gênese da chuva ao longo da vertente ocidental da bacia do alto rio Paraná. Verificou-se que, nas localidades de menores latitudes, nos meses mais quentes, além de predominar a atuação dos sistemas de baixa pressão, predominam as chuvas convectivas. À medida que aumenta a latitude, aumenta também a participação dos sistemas de alta pressão e das chuvas frontais.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.