Levantamento de Fraturas em Leito Fluvial por meio de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado): calibração da altura de voo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p9

Palavras-chave:

altura de voo; juntas; basalto; riodacito.

Resumo

Utilizar Vants para produção de mosaicos de imagem de alta resolução tornou-se uma prática em diversas aplicações. Este trabalho selecionou dois trechos de leitos fluviais rochosos, um em basalto e outro em riodacito, para calibrar parâmetros de alturas de voo que otimizem a observação das fraturas na rocha. Utilizou-se de estatística básica para validar as diferenças entre cada altura selecionada para avaliação da densidade e da intensidade do fraturamento. Observou-se que a altura de 20 metros permite ótima visualização e um número maior de fraturas observáveis. Condições de voo, como horários de levantamento, podem realçar ou minimizar essas diferenças, como constatado no leito em riodacito. No entanto, alturas de 50 e 100 metros (leito em basalto), embora permitam a observação de menos fraturas, mostram diferenças médias pequenas (mas estatisticamente significativas; α = 0,05) quando comparadas entre si.

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Biografia do Autor

Diego Moraes Flores, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Campus Foz do Iguaçu (PR).

Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo – USP. Professor/Pesquisador efetivo da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

 

Adalto Gonçalves Lima, https://orcid.org/0000-0002-6054-702X

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor/pesquisador efetivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Guarapuava (PR).

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Flores, D. M., & Lima, A. G. (2024). Levantamento de Fraturas em Leito Fluvial por meio de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado): calibração da altura de voo. GEOGRAFIA (Londrina), 33(2), 9–29. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p9