O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p141Palabras clave:
Educação, TV Escola, Aperfeiçoamento profissional, Recurso didático.Resumen
Este artigo aborda o tema do Programa TV Escola e as dificuldades na sua utilização pelos professores. Enfoca os problemas da utilização desse programa do Ministério da Educação devido à incompatibilidade metodológica da sua correta aplicação em relação à política educacional do Estado do Paraná. Demonstra a insuficiência da hora-atividade perante o tempo necessário para que se faça um uso qualitativo desse material. Além disso, demonstra a situação em que se encontram as estruturas desse projeto em algumas escolas de Londrina, no tocante ao espaço físico, à organização e ao estado de conservação dos aparelhos que são utilizados no Programa TV Escola. Relata ainda os pareceres de professores sobre a qualidade dos programas e as dificuldades da inserção desses vídeos na prática pedagógica, através da análise de como os professores preenchem seu tempo, no período matutino, vespertino e noturno. Este artigo traz também uma análise de um dos programas educacionais transmitidos pelo Canal TV Escola, com os devidos comentários, além de uma análise de uma experiência que demonstra o tempo necessário para tomar posse do material e utilizá-lo. Por fim, como não poderia deixar de ser, sugere uma adequação da hora-atividade e do salário dos professores, como forma de solucionar as dificuldades ocasionadas pelo tempo extra necessário ao uso correto dos vídeos do TV Escola como instrumento didático e como meio de aperfeiçoamento do professor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.