O programa tv escola pelo prisma da prática do professor
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p141Keywords:
Educação, TV Escola, Aperfeiçoamento profissional, Recurso didático.Abstract
Este artigo aborda o tema do Programa TV Escola e as dificuldades na sua utilização pelos professores. Enfoca os problemas da utilização desse programa do Ministério da Educação devido à incompatibilidade metodológica da sua correta aplicação em relação à política educacional do Estado do Paraná. Demonstra a insuficiência da hora-atividade perante o tempo necessário para que se faça um uso qualitativo desse material. Além disso, demonstra a situação em que se encontram as estruturas desse projeto em algumas escolas de Londrina, no tocante ao espaço físico, à organização e ao estado de conservação dos aparelhos que são utilizados no Programa TV Escola. Relata ainda os pareceres de professores sobre a qualidade dos programas e as dificuldades da inserção desses vídeos na prática pedagógica, através da análise de como os professores preenchem seu tempo, no período matutino, vespertino e noturno. Este artigo traz também uma análise de um dos programas educacionais transmitidos pelo Canal TV Escola, com os devidos comentários, além de uma análise de uma experiência que demonstra o tempo necessário para tomar posse do material e utilizá-lo. Por fim, como não poderia deixar de ser, sugere uma adequação da hora-atividade e do salário dos professores, como forma de solucionar as dificuldades ocasionadas pelo tempo extra necessário ao uso correto dos vídeos do TV Escola como instrumento didático e como meio de aperfeiçoamento do professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.