Uma Experiência no Pibid de Geografia: percepção do aluno sobre o lugar de vivência e a pedagogia freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n1p203

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de Geografia, Desenhos, Interpretação do espaço.

Resumo

Este texto discute os resultados de práticas educativas, aplicadas em contexto de sequência didática, no âmbito do Pibid. As práticas buscaram conhecer o bairro Bela Vista, em São João del-Rei - MG, a partir da percepção dos estudantes que vivem no lugar. Nas práticas, buscou-se motivar e sensibilizar alunos a pensarem e a repensarem suas ações no ambiente escolar e na comunidade onde vivem, à luz da pedagogia freireana. Assim, foi solicitado que os educandos desenhassem lugares que gostam e não gostam em seu espaço de vivência, sendo considerados neste texto 16 desenhos. Como respostas ao que menos gostam, eles destacaram a falta de infraestrutura adequada no bairro (37,5%), a violência (12,5%), as questões ambientais (12,5%) e os problemas enfrentados no transporte público (6,25%). Quanto ao que mais gostam, foram citados espaços de lazer (25%), igrejas (25%) e a própria casa (18,75%), dentre outros. Esse resultado leva a pensar na forte ausência do Estado na periferia, evidenciada pela falta de infraestrutura, violência e escassez. Visando uma mudança nesse cenário, foram elaboradas cartas endereçadas ao prefeito, por parte dos estudantes, com suas reivindicações de melhorias. Essa experiência contribui, também, para entender e reforçar a importância do Pibid na formação do profissional professor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Luan Giarola, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduando do curso de Geografia, modalidade licenciatura, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

Gustavo Domingos Zanin, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP.

Referências

AMBROSETTI, Neusa Banhara; ARRUDA NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de; ALMEIDA, Patrícia Albieri; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; PASSOS, Laurizete Ferragut. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-173, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615/2722. Acesso em: 18 jul. 2022.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, p. 227-247, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Castro (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 72-112.

CARVALHO SOBRINHO, Hugo de. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-17, 2018. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.625

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação Geográfica: Formação e didática. In: MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; MORAES, Loçandra Borges (org.). Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Nepeg, 2010. p. 39-58.

CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, Lana de Sousa. A geografia escolar e a cidade: Ensaios de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Sousa. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

COGNET, Georges. Compreender e interpretar desenhos infantis. São Paulo: Vozes Limitada, 2013.

CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora: Dom Helder Câmara e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.

FÁVERO, Osmar. As fichas de cultura do Sistema de Alfabetização Paulo Freire: um" Ovo de Colombo". Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 37, p. 465-483, 2012. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3988

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2018.

LIMA, Paulo Gomes. Saberes pedagógicos da educação contemporânea. Engenheiro Coelho: UNASP, 2013.

LIMA, Paulo Gomes. Uma leitura sobre Paulo Freire em três eixos articulados: o homem, a educação e uma janela para o mundo. Pro-Posições, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 63-81, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201407504

MAXIMIANO, Liz Abad. Considerações sobre o conceito de paisagem. RA‘EGA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v8i0.3391

MOREIRA, Ruy. A Geografia serve para desvendar máscaras sociais. In: MOREIRA, Ruy (org.). Geografia, teoria e crítica: o saber posto em questão. Petrópolis: Vozes, 1982. p. 33-63.

PUNTEL, Geovane A. Paisagem: uma análise no ensino de geografia. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SANTOS, Karine; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social. Interfaces Científicas: Educação, Aracaju, v. 3, n. 1, p. 33-44, 2014. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p33-44

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Eduel, 2012.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

Giarola, L. L., & Zanin, G. D. (2023). Uma Experiência no Pibid de Geografia: percepção do aluno sobre o lugar de vivência e a pedagogia freireana. GEOGRAFIA (Londrina), 32(1), 203–217. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n1p203

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas