O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista<;b>
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n1p117Resumen
O Brasil proporciona condições totalmente favoráveis para o crescimento e desenvolvimento do setor aéreo. Desta forma, este artigo vem demonstrar o desenvolvimento do setor no estado de São Paulo, considerando-o como um processo que engendra a territorialização espacialmente descontínua. Far-se-á um retrospecto evolutivo do transporte aéreo tendo-o como um modal representativo do meio técnico-científico-informacional que corresponde à supressão do espaço pelo tempo e converge para a ligação dos eixos econômicos, justificando assim a inerente importância do setor para economia do país. O processo de territorialização requer múltiplos conceitos como parâmetro de análise, para tanto se compreende o território a partir de autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2002 e 2005) e Saquet (2006 e 2007), como correlações essências para o entendimento do território. Em síntese, o território será tomado neste artigo, como elemento da processualidade espaço-temporal que se manifesta através do uso capitalista do território consubstanciado pelo jogo de poder entre os agentes sociais e econômicos. Para tanto, busca-se apresentar o setor aéreo na atualidade, demonstrando sua potencialidade no estado de São Paulo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 GEOGRAFIA (Londrina)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.











