ENSAIO METODOLÓGICO DE CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Cláudia Fátima de Melo Favarão
  • Rosely Sampaio Archela Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p025

Resumen

O presente texto refere-se à contribuição da alfabetização cartográfica no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado, com estudantes da 5ª série (6º ano). Inicia com as noções apresentadas por eles, a respeito dos conceitos cartográficos essenciais para o estudo da geografia com o objetivo de avaliar a importância da alfabetização cartográfica na construção dos conceitos geográficos. Os estudantes vivenciaram encaminhamentos metodológicos para a compreensão da alfabetização cartográfica com enfoque para visão oblíqua e vertical, imagem tridimensional e bidimensional, alfabeto cartográfico (ponto, linha e área), construção de legenda, proporção, lateralidade e orientação. Contrariamente a idéia já sedimentada de que os conceitos geocartográficos realizam-se com a cópia de mapas em folhas transparentes para a localização dos rios, cidades e estados nesses mapas, é possível ir além, sem desconsiderar a importância da localização de pontos de referências em um mapa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosely Sampaio Archela, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina , Brasil. Experiência nas áreas de Geografia com ênfase em Cartografia.

Publicado

2011-12-09

Cómo citar

Favarão, C. F. de M., & Archela, R. S. (2011). ENSAIO METODOLÓGICO DE CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Geografia (Londrina), 20(3), 025–034. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p025

Número

Sección

Artículos