AS REDES DE NEGÓCIOS E AS REDES DE COOPERAÇÃO NO APL CALÇADISTA DE BIRIGUI (SP): CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E CORRELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p141Palabras clave:
Redes de cooperação, Arranjos Produtivos Locais, Calçados, UCINET, Pequenas e médias empresas.Resumen
Este estudo tem o propósito de caracterizar e demonstrar a relevância da inserção de empresas em redes de cooperação e das redes de negócios existentes em um Arranjo Produtivo Local (APL), especializado em produção de calçados infanto-juvenis em Birigui/SP. Desta forma, o foco da pesquisa recaiu sobre empresas industriais calçadistas e dos relacionamentos que elas mantinham com outras empresas e agentes-chave (órgãos de classe, órgãos públicos e órgãos de capacitação e qualificação). Esta coleta de dados foi realizada in loco, com questionário semi-estruturado, construção de bancos de dados e migração destes dados para análises com o software UCINET® 6.283. Os estudos demonstraram que a participação de empresas em redes de cooperação reforçam e favorecem a participação em redes de negócios. Os agentes que apresentaram maiores graus de inserção nessas redes também apresentaram graus de centralidade elevados, podendo obter ganhos comparativos em relação aqueles menos inseridos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.