A MOBILIDADE DA POPULAÇÃO PARANAENSE A PARTIR DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA (1970 a 2010)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p125Palavras-chave:
Mobilidade, desigualdade regional, modernização da agricultura, urbanização.Resumo
O presente artigo possui como objetivo principal compreender o processo de mobilidade da população paranaense ocorrido após a reestruturação produtiva, enfocando o período entre 1970 até 2010. A metodologia utilizada consta na análise de referência teórica sobre o tema e obtenção de dados junto ao IBGE. Os resultados indicam que o Paraná se caracterizou até a década de 1960 pela atração populacional exercida, porém de 1970 em diante se intensificou a migração intra-estadual e interestadual. A modernização da agricultura, a industrialização e a urbanização estão entre os fatores responsáveis pela reestruturação produtiva e pela intensificação na mobilidade da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.