Análise geoambiental da área de proteção ambiental (apa) do estuário do rio Ceará – Ceará – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2008v17n2p25Keywords:
Unidades Naturais, Área de Proteção Ambiental, Educação AmbientalAbstract
A APA do Estuário do rio Ceará é uma Unidade de Conservação de Uso sustentável administrada pela SEMACE (Órgão Estadual de Meio Ambiente), tem como suas principais características conservar de maneira sustentável seus recursos naturais. Esta APA foi criada por meio de um Decreto em 1999 e abrange uma área aproximada de 2.744,89ha, sendo cerca de 500ha de ecossistema manguezal. A pesquisa teve como objetivos analisar as condições ambientais e avaliar os impactos, bem como levar a população residente na área e no seu entorno a conscientização de conservar os recursos da natureza de maneira que a torne sustentável. Como metodologia foram utilizadas bibliografias pertinentes à área, fotografias e imagens de satélites multitemporais e com boa resolução como as imagens do Quickbird e SPOT. As atividades de geoprocessamento envolveram o processamento digital de imagens de sensoriamento remoto e a integração de dados em estrutura de SIG (Sistema de Informação Geográfica). Constatamos na análise ambiental da Área de Proteção Ambiental do estuário do Rio Ceará os principais problemas enfrentados que são: a ocupação desordenada e irregular nas margens do rio tanto na margem direita em Fortaleza, principalmente no bairro Vila Velha e na margem esquerda, o Parque Leblon, no município de Caucaia, o desmatamento da mata ciliar, a ocupação das dunas, a pesca predatória, a poluição do rio e a degradação do manguezal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.